quarta-feira, 3 de março de 2010

Copa do Mundo - Palpites

Fala galera! Aproveitando a proximidade da Copa do Mundo eu resolvi fazer uma breve analise dos principais candidatos ao titulo. Desculpa a falta de acentuaçao em algumas palavras, mas meu teclado ta dando pala.


Argentina:

A Argentina vem de uma campanha sofrível nas Eliminatórias Sulamericanas, mas como nos brasileiros bem sabemos, isso não quer dizer nada. Apesar da frágil defesa, tem um meio de campo muito consistente e um ataque impressionante, formado por 5 atacantes que estão provavelmente entre os 10 melhores do mundo na posição (Messi, Tevez, Higuain, Aguero e Milito).
A maior fraqueza da seleção com o maior numero de craques nessa Copa reside porem, no banco de reservas. Maradona vem demonstrando um total desconhecimento da função de treinador e suas “experiências” (como a dupla de zaga formada por Schiavi e Seba´) quase deixaram a Argentina fora da Copa. Se tivesse um treinador decente seria minha favorita ao titulo. Com Maradona, uma vaga na semifinal já ta de OTIMO tamanho.

Escalação provável: Romero, Otamendi, Samuel, Demichellis e Heinze; Mascherano, Gutierrez, Verón e Di Maria; Messi e Higuain.

Quem pode definir: Di Maria
Quem pode estragar tudo: Maradona




Brasil:

Sempre favorita, a Seleção vem pra essa Copa com um time muito diferente dos seus predecessores. Graças a sua fortíssima defesa, o Brasil baseia seu jogo no contra-ataque, com jogadas de velocidade dos seus três homens de frente e do lateral direito Maicon, que e´ o grande responsável pelas saídas de bola do time. Essa responsabilidade vem da ineficácia do meio de campo, que eu considero o pior que o Brasil já teve (seu único craque, Kaká, vem em uma fase terrível). Alem disso, o lado esquerdo do Brasil e´ inexistente, o que permite que um treinador inteligente anule facilmente as jogadas desse time, restando `a Seleção apenas sua arma-secreta: as jogadas de bola parada. Apesar de todos esses defeitos, o Brasil deve ir longe nessa Copa, desde que consiga evitar a Espanha nas oitavas.

Escalação provável: Julio Cesar, Maicon, Lucio, Juan e Michel Bastos(?); Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luis Fabiano.

Quem pode definir: Daniel Alves
Quem pode estragar tudo: Felipe Melo




Espanha:

Apesar da inexistente tradição em Copas do Mundo, a Fúria vem, credenciada pela vitoria na Eurocopa, como a principal candidata ao titulo desse ano. Com um time muito bem entrosado (a base e´ formada em sua maioria por jogadores de Real Madrid, Barcelona e Valencia) e muito bem armado taticamente, conta ainda com jogadores de grande talento individual. E´ difícil encontrar um ponto fraco nesse time que, para mim, já esta garantido na semifinal. Os outros que disputem as três vagas restantes.

Escalação provável: Casillas, Sergio Ramos, Puyol, Piquet e Arbeloa; Xabi Alonso, Xavi, Iniesta e Silva; Villa e Torres.

Quem pode definir: Villa
Quem pode estragar tudo: A camisa




Holanda:

Invicta nas Eliminatórias Européias, a Holanda chega `a Copa do Mundo embalada também por uma boa campanha na Eurocopa. A falta de porte físico dos seus jogadores ofensivos e´ largamente compensada por sua velocidade e habilidade. A boa fase de Sneijder anima! Um ponto negativo e´ a pouca experiência em Copas de alguns de seus principais jogadores, mas os fracos adversários da primeira fase podem ser os sparrings que a Laranja Mecânica precisa.

Escalação provável: Stekelenburg, van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e van Bronckhorst; de Jong, van Bommel, van der Vaart, Sneijder e Kuyt; Huntelaar.

Quem pode definir: Sneijder
Quem pode estragar tudo: Huntelaar




Inglaterra:

A contratação de Fabio Capello trouxe novo animo `a Inglaterra. O técnico italiano deu um padrão de jogo ao time que menos se modificou desde a ultima Copa. Armado no tradicional 4-4-2 inglês, o English Team tenta compensar sua falta de velocidade com muita disciplina tática e uma marcação consistente. Apesar de possuir ótimos jogadores em todas as faixas do campo, o destaque fica por conta de Wayne Rooney, melhor jogador do mundo ate agora nessa temporada. Contudo, a possível ausência de Ashley Cole pode custar caro, já que seu reserva imediato Wayne Bridge se recusou a jogar a Copa.

Escalaçao provável: Green, Brown, Ferdinand, Terry e Cole (Baines); Barry, Lampard, Gerrard e Lennon; Rooney e Crouch.

Quem pode definir: Rooney
Quem pode estragar tudo: Terry (se continuar comendo as esposas dos companheiros).


J.M.

13 comentários:

  1. Vi um pouco do jogo da Espanha contra a Itália hoje (2x0 Espanha até onde vi) e os espanhóis tavam claramente detonando no jogo. Muito confiante e seguros do que estavam fazendo, pareceu que foi um jogo fácil, mas vi pouco.

    ResponderExcluir
  2. Foi contra a França na verdade. Concordo com voce. Foi um jogo bem fazil pra Espanha. E a França so´ nao deve cair na primeira fase porque deu sorte de cair no grupo da Africa do Sul.

    ResponderExcluir
  3. " Quem pode definir:
    Quem pode estragar tudo: "

    Já pode mandar seu currículo pra Marie Claire, seu baitola...

    ResponderExcluir
  4. Vou contar meu sonho pra essa copa do mundo : Brasil vs França, e 8 a 0 pra nos uhahuauaua nao guento mais esses franceses me amolando, falando que pra França ganhar a copa do mundo é so pegaro Brasil na final huahuahuahua e vale lembrar que pra copa de 98 a o tima da França tava muito ruim antes da copa, e acabou ganhando....aqui eles dizem "quanto pior o time antes da copa do mundo, mais longe a gente vai"....bando de fiédaputa....e desses 8 gols quero gol até do Julio Cesar huahuahuahuahaahua

    ResponderExcluir
  5. Intão... viajei. Pensei França e escrevi Itália. Tava na sala agora e me deu um estalo: "putz, pq que eu escrevi Itália?". Mas tá valendo.
    E JM você tava escrevendo chapado? "Fazil" ficou interessante...

    ResponderExcluir
  6. Em 98 eles tinham Zidane e Henry no auge, alem de varios outros grandes jogadores. E o Domenech nao era o tecnico.
    Se a França chegar na final dessa Copa eu nunca mais bebo cerveja!

    ResponderExcluir
  7. Futebol, só podia ser do João hahaha

    ResponderExcluir
  8. Antes de dar o meu comentário e meus palpites, quero apenas corrigir um erro do João, que eu já esperava. ELE NÃO INCLUIU A SÉRVIA! Vou manter até o padrão de escrita:

    SÉRVIA:

    Uma seleção pouquíssimo respeitada e comentada por aqui. Talvez seja uma daquelas apostas em que se você perde, ninguém fala nada, mas se acerta, vira um gênio. O grande problema dos sérvios, sejam com o nome de Iugoslávia, Sérvia e Montenegro ou seja lá qual é o sorteio. Sempre caem em grupos complicadíssimos. Como esquecer do talvez, grupo mais dificil da história dos mundiais, com Argentina, Costa do Marfim, Holanda e eles!
    O grupo dessa vez também não é dos mais fáceis. A tradicional Alemanha, a chatíssima Austrália e a imprevisível Gana. Mesmo assim, a seleção tem potencial para se classificar em primeiro e evitar um confronto já nas oitavas contra o "temido" ENGLISH TEAM.
    Nas eliminatórias, perdeu apenas 1 jogo, para a França, fora de casa e uma coisa que poucos consideram, mas que na minha opinião, vai ser fator de grande influência, é que pela primeira vez na história, esses jogadores jogarão pelo seu próprio país! Havia uma completa mistura de países, de "tribos" até inimigas. Na Copa de 90, depois de ouvir o hino "nacional", se não me engano, o grande MIJATOVIC, disse que aquele fora o pior momento de sua vida. Defendendo um país e as cores de um povo que não era completamente o seu.
    É esse sentimento, de patriotismo, de enfim jogarem pelo seu país que me leva a apostar algumas fichas nessa seleção, de defesa fortíssima, com um dos melhores do mundo na atualidade, VIDIC e o bom Ivanovic pela direita.
    O meio campo é sem dúvida um dos mais habilidosos do mundial. Além do já consagrado Stankovic, o excelente Krasic deve aprontar com belos chutes de fora da área, caracteristica dessa seleção, além do sempre eficiente jogo aéreo, com 2 bons nomes da atualidade do futebol europeu.
    Seu grande problema é no gol, Stojkovic atualmente é reserva de Rui Patrício, no Sporting. Acho desnecessário qualquer outro comentário depois dessa informação.
    Ah, não podemos esquecer do treinador, RADOMIR ANTIC, que obteve muito sucesso na Espanha, ganhando inclusive alguns titulos.

    Escalação Provável: Stojkovic; Ivanovic, Vidic, Lukovic e Kolarov; Krasic, Stankovic, Miljas e Jovanovic; Zigic e Pantelic.
    Radomir Antic


    Quem pode definir: Stankovic
    Quem pode estragar tudo: Stojkovic

    ResponderExcluir
  9. Sobre os palpites:

    ARGENTINA:

    A vitória da Argentina sobre a Alemanha pode ter surpreendido muito gente, mas a mim NÃO! Mesmo o jogo tendo sido no Allianz Arena, a seleção da Alemanha é ridicula, aliás, sempre é, mas falo disso depois.
    Concordo muito com o João, Maradona pode e deve estragar tudo. Escalando jogadores horriveis como Otamendi, Heinze, Jonas Gutierrez e não colocando um dos melhores jogadores da temporada, Carlos Tevez no time titular, vai ficar dificil.
    Mas como encaixar Messi, Tevez, Di Maria e Higuain(ou Milito)? Sei lá, não é problema meu, mas os 4 não podem ser reservas de forma alguma. E ainda tem o excelentissimo e um dos melhores jogadores da Copa de 2006, Maxi Rodriguez.
    Se Maradona resolver parar de inventar e fazer o simples, a Argentina chega longe, mas como ele não vai fazer isso....
    Deve classificar em primeiro no grupo, junto com a Coreia do Sul.


    BRASIL:

    A grande favorita, mais uma vez ao título. Muitos jogadores em fase extraordinária, principalmente a zaga, grande trunfo do Zangado, ops, Dunga. O grande problema é a teimosia do Dunga em não levar alguns jogadores e continuar insistindo em outros, além de ser muito previsível.
    A jogada manjadissima de bola parada é quase imbatível e fará muita diferença na Copa, além do lado direito do campo, Maicon e Daniel Alves, que deve pegar titular, no lugar do Ramires vão infernizar os adversários. Acredito muito em uma boa Copa de Kaká, que deve dar a volta por cima e chegar voando na Copa, assim como o criticadissimo Robinho, muitas vezes nem pelo seu futebol, mas sim pelo seu mau-caratismo, apesar que Nilmar vive uma melhor fase e merece a vaga.
    O incostante Felipe Melo é uma incognita. Se ele jogar 30% do que jogou nas primeiras partidas pela seleção, será como o Kleberson de 2002.
    O maior problema dessa seleção é não termos um substituto convocado a altura do Kaka. O reserva imediato, Julio Baptista é um tanque e não um armador. Não arma nada, só corre e tromba. Se Kaká se lesionar e não tivermos um jogador que dê velocidade e saiba cadenciar o jogo no banco, adeus hexa.
    Classifica em primeiro no grupo, com 9 pontos.


    ESPANHA:

    Temida Espanha! Pegou um grupinho safado, vai se classificar com 9 pontos e saldo de no minimo 10 gols, porém, obrigatoriamente, já pega uma pedreira nas oitavas, aí que eu quero ver. Vamos ver se o trauma vai por água a baixo. Não acredito que passem da semi-final, mas torço por eles.
    Tem um meio de campo fenomenal, com grandes nomes e todos em excelente fase, especialmente Fabregas, capitão do Arsenal e apesar da pouca idade, há muito tempo na seleção.
    Se Del Bosque preferir Albiol a Puyol, o time estará quase perfeito.
    Tem um banco muito bom, o problema dessa seleção é o excesso de autoconfiança e o histórico de insucessos quando se espera TUDO deles.

    ResponderExcluir
  10. HOLANDA:

    João foi muito feliz ao citar a falta de porte fisico e a grande velocidade e habilidade. A fase atual de Robben e Sneijder é um grande alento para os fãs da laranja mecânica. O veterano Van Bommel vem pra comandar o meio campo, com muita técnica e habilidade, mas se lesionar, tem-se ainda o grandalhão e muito técnico Engelaar e o carniceiro De Jong, em casos de necessidades especiais, além do perigosissimo Van der Vaart que detem um potente e certeiro chute de fora da área.
    O grande problema se situa no ataque... Huntelaar não passa comfiança, sempre foi superestimado. Que falta faz Van Nilstelrooj em sua melhor forma!
    Não tenho muita confiança no Stekelenburg, poderiam convencer o Van der Sar a voltar, aí sim traria mais confiança a zaga, que também não é lá das melhores.
    Deve sofrer um aperto no seu grupo, mas passa de fase. Acredito em quartas de final para essa seleção.


    INGLATERRA:

    Já esperava que o João ia endeusá-los. Pra mim a Inglaterra só vai longe se o Ashley Cole se recuperar e o Capello apostar num ataque veloz, com Joe Cole e Rooney, ambos "flutuando" pelo campo, com extrema velocidade e habilidade; além de um meio de campo com o flecha e incansável Wright-Phillips, sacando um dos 3 jogadores que tem as mesmas caracteristicas (Barry provavelmente), com Lennon pelo outro lado do campo.
    A zaga é perfeita, com exceção do Brown, que é lastimável e acho inclusive que nem deve ser titular, deve atuar por ali Glen Johnson.
    Se for pra por um zagueiro por ali que coloque o Lescott.
    É uma seleção muito pragmática, com o mesmo estilo de jogo sempre, extremamente previsivel, mas a fase atual do Rooney é tipica daquelas de um jogador que ganha um torneio sozinho. Quem sabe na Africa seja um desses momentos?

    ResponderExcluir
  11. OUTROS "DESTAQUES":

    ALEMANHA:

    Seleção tradicional. Sempre chega desacredita e acaba chegando longe. Pra mim tem um dos piores planteis da historia, mas isso não quer dizer muita coisa, pois muitas das seleçoes sofrem com o mesmo problema.
    Até hoje não conseguiram um substituto a altura do deus Thor, digo, Kahn. Adler é inconstante e não tem postura de comando, tipica dos goleiros bávaros.
    A zaga é lenta e a saída de bola só se dá com Lahn, pelo flanco esquerdo.
    No meio de campo, Ballack ainda dispoe de muita habilidade e raça, mas é incapaz de decidir um jogo sozinho, como nos tempos de Leverkusen e Munchen.
    Schweinsteiger há muito não mostra seu valor, com inapeláveis chutes e correria fora do comum.
    O ataque é meia boca, com Podolski que alterna maravilhosas e estapafurdias atuações e Mario Gomez, que é o tipico camisa 9 europeu, sem habilidade, mas que faz seus golzinhos quando a bola sobra no pé.
    Uma possivel solução é CACAU, negão brasuca alemão que atravessa grande fase e Klose, que apesar de viver má fase, sempre anota muitos gols em Copa, podendo inclusive passar Ronaldo e ser o maior artilheiro da historia. Tem 10 gols.

    Provavel Escalação:
    Adler; Beck, Mertesacker, Westermann, Lahm; Hitzlsperger, Ballack; Schweinsteiger, Özil, Podolski; Gómez.


    ITALIA:

    Mesmo exemplo da Alemanha. Chegam desacreditados e acabam chegando. Mais uma vez time recheado de vovôs e grandes bondes no ataque.
    Buffon ainda segura as pontas no gol, por conta das pixotadas do pessimo Chiellini.
    Zambrotta já não é mais aquele, que corria pra todo lado e era uma arma fortissima pro contra ataque, Cana não é mais aquele Canavarro melhor do mundo, Camoranesi sempre foi regular, nada além disso, De Rossi e Pirlo ainda jogam muita bola, mas não o suficiente pra levarem sozinhos esse time sem conjunto, que tem o inoperante Marchisio na armação.
    A solução é chamar outros vovôs, Totti e Del Piero, pra se aposentarem logo em seguida, além de Toni pra comandar o ataque, porque Gillardino, Iaquinta, Amauri e cia LTDA são piores.
    Nunca pus fé no Di Natale nem no Montolivo, talvez o Rossi possa causar algum estrago e resta saber se o jovem Cossu será convocado e apresentará o bom futebol que vem mostrando pelo Cagliari.

    PROVAVEL ESCALAÇÃO: Buffon; Zambrotta, Cannavaro, Chiellini, Grosso; Camoranesi, De Rossi, Marchisio; Pirlo; Gilardino e Di Natale.


    PORTUGAL:

    Grande problema: Carlos Queiroz. Pior treinador da Copa.
    Escala mal, convoca pior ainda e monta o time pessimamente. Tem grandes jogadores e deveria adotar a mesma tatica de Felipão. 1 volante, 3 armadores, Cristiano Ronaldo livre e 1 atacante.
    Tem grandes nomes no meio campo: Deco, João Moutinho, Simão, Nani, Raul Meirelles, Tiago e o veterano Maniche. Tem muitas opções de escalação, mas com certeza vai fazer a pior.
    A grande estrela é Cristiano Ronaldo, que joga muito, apesar da boiolice.
    A zaga é firme e os goleiros péssimos. Tanto Eduardo, quanto Ricardo e Rui Patricio não passam confiança nem no Fabril.

    Eduardo; Bosingwa, Ricardo Carvalho, Pepe, Paulo Ferreira; Pedro Mendes, Raul Meireles, Deco; Cristiano Ronaldo, Liedson, Simão.

    ResponderExcluir
  12. GRATAS SURPRESAS:

    PARAGUAI: Uma copa por Cabañas. Vai fazer falta, mas o time é comparável ao ótimo de 98.
    Pode dar trabalho e chegar a quartas de final seria uma boa premiação a essa seleção que vem crescendo muito no decorrer dos anos.

    CHILE: Caiu num grupo fácil, mas infelizmente cairá diante do Brasil nas oitavas. Tem um otimo time e um treinador louco, que quem sabe, belisca um pontinho da Espanha na primeira fase.

    EUA: Pode chegar as quartas de final. Bem montada, sem nenhuma grande estrela, mas todos jogadores valorosos e com grande vigor fisico. Acredito que passa em 2º e fará confronto equilibradissimo contra Servia ou Alemanha.

    ResponderExcluir
  13. desafio : falar das seleçoes sem usar adjetivos para os jogadores uhhuahuahahuahuauhahua

    ResponderExcluir