terça-feira, 30 de março de 2010

Crássico: O Estranho Sem Nome


Assisti esses dias ao clássico do western (famoso velho oeste) "O Estranho Sem Nome".
Com cinco minutos de filme pensei: "putz, esse filme merece um post". E então, ei-lo!

O filme tem uma idéia simples (vingança e corrupção) e um roteiro simples também, mas que funciona. É o segundo dirigido pelo fodão Clint Eastwood.

O filme começa com o tal Estranho (Eastwood) chegando a cidade de Lago. Para se ter uma idéia, o cara, em menos de vinte minutos de filme, já mata três e estupra uma. E isso porque ele é o "mocinho" da história. O personagem é um dos caras mais toscos que já vi no cinema. Num tá nem aí pra ninguém e tá lá só pra resolver sua pendência.

Mesmo ferrando logo na sua chegada, o cara é chamado para ajudar a cidade a se proteger de três pistoleiros que estão saindo da prisão e prometeram vingança. O filme gira em torno da preparação que o Estranho faz na cidade para a chegada dos tais pistoleiros, que intercala com flashes sobre a história dele.

Recomendo a todos que estão cansados de filmes politicamente corretos e a todos os saudosos dos tiroteios (não ao estilo Rambo, mas ao estilo "uma bala pra cada").

Destaque para o anão Mordecai, que escrota todo mundo da cidade por andar com o Estranho.


Ficha Técnica
Título Original: High Plains Drifter.
Origem:
Estados Unidos, 1973.
Direção:
Clint Eastwood.
Roteiro:
Ernest Tidyman.
Produção:
Robert Daley.
Fotografia:
Bruce Surtees.
Edição:
Ferris Webster.
Música:
Dee Barton.

3 comentários:

  1. Aproveitando essa semana sem tantas atividades, irei assistir a esse filme!!!

    ResponderExcluir
  2. sabe da onde vem isso ? por incrivel que pareça, dos velho oeste spaghetti italiano hehehe grande influencia de Sergio Leone...

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, não tem nada de incrível nisso, considerando que o Sergio Leone dirigiu o Eastwood em vários filmes antes deste.

    ResponderExcluir